Em meio a uma prova de tirar o fôlego, os participantes da Indy 500 presenciaram um dos maiores acidentes na história da corrida: o choque colossal entre o piloto Scott Dixon e Jay Howard. O fato ocorreu em 28 de maio de 2017, e chocou milhões de espectadores em todo o mundo.

De acordo com relatórios oficiais, o acidente aconteceu quando Jay Howard perdeu o controle de seu carro na curva 1 da pista, fazendo com que o veículo rodasse e batesse no muro. Scott Dixon, que vinha logo atrás, não conseguiu desviar do carro de Howard e bateu violentamente, sendo lançado ao ar e girando diversas vezes antes de parar à beira da pista.

Embora ambos os pilotos tenham saído ilesos do acidente, a dimensão do choque deixou todos de queixo caído. Durante a transmissão ao vivo da corrida, é possível ver o carro de Dixon literalmente voando pelos ares, causando pânico entre os presentes no autódromo e os espectadores em casa.

Após o acidente, ambas as equipes anunciaram que os pilotos estavam conscientes e em boas condições de saúde, mas que seriam examinados por médicos antes de voltar a competir. Scott Dixon, que havia ficado preso no carro por alguns instantes, saiu do veículo com a ajuda dos bombeiros e andou para a ambulância, demonstrando estar bem.

Embora o incidente tenha sido chocante para todos, a solidez do carro de corrida e os avanços na segurança do esporte permitiram que os pilotos saíssem ilesos. Entre as melhorias adicionadas pelos organizadores da prova nos últimos anos estão o fechamento do cockpit com acrílico, o reforço nas laterais do carro e o uso do HANS (Head and Neck Support), um dispositivo que protege a cabeça e o pescoço dos pilotos.

Para aqueles que se perguntavam se os pilotos voltariam à corrida, a resposta foi sim. Tanto Scott Dixon quanto Jay Howard foram autorizados a competir novamente, embora o nível emocional de ambos tenha sido abalado pelo acidente.

Em entrevistas posteriores, Dixon afirmou que o acidente foi um dos mais assustadores de sua carreira, mas que estava grato por ter saído ileso. Howard, por sua vez, disse que não se lembrava exatamente do que havia acontecido, mas que estava triste pelo fato de ter causado o acidente.

No final das contas, o acidente entre Scott Dixon e Jay Howard serviu como um alerta para a importância da segurança em esportes como a corrida de Indy. Graças aos progressos tecnológicos e às melhorias na segurança, os pilotos puderam sair ilesos de um choque que, há algumas décadas atrás, poderia ter sido fatal.