A regata Vestas Ocean é uma das mais emocionantes e desafiadoras disputas náuticas do mundo, mas este ano, um trágico acidente chocou a competição. Neste domingo, 29 de novembro, os barcos colidiram no mar, deixando um rastro de destruição e morte.

O veleiro Vestas 11th Hour Racing e o veleiro comercial da pesqueira chinesa, o Shanhai II, se chocaram no Oceano Atlântico diante das águas portuguesas, perto de Cascais. A colisão aconteceu durante a etapa de Lisboa, que ia do porto da capital portuguesa até ao porto de Cape Town, na África do Sul.

O impacto foi tão intenso que parte do mastro do Vestas 11th Hour Racing se quebrou e alguns membros da equipe ficaram feridos. Infelizmente, duas pessoas que estavam no barco chinês não resistiram aos ferimentos e faleceram.

As equipes de resgate foram imediatamente chamadas e os passageiros feridos foram levados a um hospital próximo. Enquanto isso, as autoridades portuguesas iniciaram uma investigação sobre as circunstâncias que levaram à colisão. A regata Vestas Ocean Race cancelou a etapa seguinte até que a investigação esteja concluída.

Embora muitas pessoas estejam chateadas, a maioria das equipes estão concentradas em homenagear os falecidos. É um momento triste para todos nós, disse Mark Towill, co-fundador do Vestas 11th Hour Racing. As nossas orações vão para as pessoas que foram afetadas por este acidente terrível.

Este não é o primeiro incidente nas regatas oceânicas, mas esperamos que as investigações possam trazer respostas e explicações para este triste e doloroso acidente. O Vestas Ocean Race é uma celebração da paixão e dedicação dos marinheiros de todo o mundo, e é sempre um lembrete de que a vida no mar pode ser perigosa e imprevisível.